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Como tentar manter o seu coração sempre jovem.

7 abril 2013

Os problemas cardíacos estão acontecendo cada vez mais cedo e os médicos alertam a população para começar a cuidar do coração na fase jovem.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendável iniciar os exames periódicos a partir dos 20 anos.

Os principais fatores de risco que merecem muita atenção e cuidado são: obesidade, tabagismo, colesterol alto, diabetes, estresse e hipertensão arterial. A máquina que te movimenta necessita de cuidados especiais e para os sedentários e preguiçosos fica a dica: É melhor prevenir do que remediar!

Os exames de rotina são imprescindíveis, principalmente entre aqueles que possuem histórico familiar de doenças cardiovasculares, pois aí entra o fator hereditário.

Os atletas de final de semana precisam ficar atentos. Para seguir em frente com os exercícios físicos é preciso:

- Realizar consulta médica para obter atestado e liberação para realizar atividades físicas;

- Utilizar roupas leves que facilitem a transpiração;

- Hidratar-se durante os exercícios;

- Evitar exposição excessiva ao sol em horários inadequados;

- Consultar um profissional de educaçao física para orientar a forma correta de execução dos movimentos, além da intensidade.

Os jovens devem ficar atentos em relação às drogas. A cocaína, por exemplo, pode aumentar de forma intensa a frequência cardíaca e a pressão arterial, levando ao aumento brusco do consumo de oxigênio do miocárdio, o que pode ocasionar em infarto, nesse caso, muitas vezes fatal.

Tente manter o peso ideal para sua altura para reduzir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras.Os jovens tem o costume de comer nos fast food da vida e esquecem dos alimentos saudáveis.

Dicas:

  • É importante fazer pelo menos 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia
  • Comer em ambientes calmos, sem pressa e mastigar bem o alimento
  • Consumir frutas, legumes e verduras diariamente, pois são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras
  • Prefira comida cozida, assada, ensopada ou grelhada. Elimine as frituras e alimentos gordurosos
  • Consuma sal e açúcar com moderação
  • Beba 2 litros de água por dia
  • Modere a ingestão de bebidas alcoólicas
  • Evite refrigerantes e produtos industrializados